Evangelho Cotidiano

Wednesday, February 22, 2006

Quarta-feira, dia 22 de Fevereiro de 2006.


CÁTEDRA DE SÃO PEDRO
(cor branca, glória, prefácio dos apóstolos - ofício da festa)
1ª Carta de S. Pedro 5,1-4.
Leitura da primeira carta de São Pedro -Caríssimos, 1 eis a exortação que dirijo aos anciãos que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que se há de manifestar. 2 Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; 3 não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho. 4 E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória. - Palavra do Senhor.
Salmos: (23/22)
R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
1. O Senhor é meu pastor, nada me faltará.Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes,restaura as forças de minha alma. - R.
2. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome.Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo. - R.
3. Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça. - R.
4. A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias. - R.
Evangelho: Mt 16, 13-19
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 13 chegando Jesus ao território de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? 14 Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. 15 Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? 16 Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! 17 Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. 18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. - Palavra da Salvação.
(FONTE1: Disponível em: <http://www.catolicanet.com.br/interatividade/liturgias/cont_liturgia.asp?cod=53>. Acesso em: 22 fev. 2006)
(FONTE2: Disponível em: <http://evangelhoquotidiano.org/www/popup-comments.php?language=PT&id=845>. Acesso em: 22 fev. 2006)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home