Evangelho Cotidiano

Friday, June 23, 2006

Sexta-feira, 23 de Junho de 2006.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
(cor branco, glória, creio, prefácio próprio - ofício da solenidade)


Leitura da profecia de Oséias - Assim diz o Senhor: 1Israel era ainda criança, e já eu o amava, e do Egito chamei meu filho. 3Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não compreenderam que eu cuidava deles. 4Segurava-os com laços humanos, com laços de amor; fui para eles como o que tira da boca uma rédea, e lhes dei alimento. 8Como poderia eu abandonar-te, ó Efraim, ou trair-te, ó Israel? Como poderia eu tratar-te como Adama, ou tornar-te como Seboim? Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão. 9Não darei curso ao ardor de minha cólera, já não destruirei Efraim, porque sou Deus e não um homem, sou o Santo no meio de ti, e não gosto de destruir. - Palavra do Senhor.

(IS 12)
R. Com alegria bebereis do manancial da salvação.

1. Eis o Deus que me salva, tenho confiança e nada temo, porque minha força e meu canto é o Senhor, e ele foi o meu salvador.Vós tirareis com alegria água das fontes da salvação. - R.

2. Louvai ao Senhor, invocai o seu nome, fazei que suas obras sejam conhecidas entre os povos; proclamai que seu nome é sublime. - R.

3. Cantai ao Senhor, porque ele fez maravilhas, e que isto seja conhecido por toda a terra.Exultai de gozo e alegria, habitantes de Sião, porque é grande no meio de vós o Santo de Israel. - R.


Segunda Leitura: Ef 3, 8-12.14-19

Leitura da carta de São Paulo aos Efésios - Irmãos, 8a mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo, 9e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou. 10Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da sabedoria divina, 11de acordo com o desígnio eterno que Deus realizou em Jesus Cristo, nosso Senhor. 12Pela fé que nele depositamos, temos plena confiança de aproximar-nos junto de Deus. 14Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai, 15ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra, 16para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior. 17Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade, 18a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, 19isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus. - Palavra do Senhor.


Evangelho: Jo 19, 31-37

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 31os judeus temeram que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque já era a Preparação e esse sábado era particularmente solene. Rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados. 32Vieram os soldados e quebraram as pernas do primeiro e do outro, que com ele foram crucificados. 33Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, 34mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água. 35O que foi testemunha desse fato o atesta (e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade), a fim de que vós creiais. 36Assim se cumpriu a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado (Ex 12,46). 37E diz em outra parte a Escritura: Olharão para aquele que transpassaram (Zc 12,10). - Palavra da Salvação.

(FONTE: Disponível em: <http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&amp;action=ver_liturgia&ano=2006&data=23-06>. Acesso em: 23 jun. 2006.)

Friday, June 16, 2006

Sexta-feira, 16 de Junho de 2006.

Primeira Leitura: 1 Rs 19, 9,11-16
Leitura do primeiro livro dos Reis - Naqueles dias, 9chegando a Horeb, Elias passou a noite numa caverna. Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida: Que fazes aqui, Elias? 11O Senhor disse-lhe: Sai e conserva-te em cima do monte na presença do Senhor: ele vai passar. Nesse momento passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedos; mas o Senhor não estava naquele vento. Depois do vento, a terra tremeu; mas o Senhor não estava no tremor de terra. 12Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo; mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira. 13Tendo Elias ouvido isso, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna. Uma voz disse-lhe: Que fazes aqui, Elias? 14Ele respondeu: Consumo-me de zelo pelo Senhor, Deus dos exércitos. Porque os israelitas abandonaram a vossa aliança, derrubaram os vossos altares e passaram os vossos profetas ao fio da espada. Só eu fiquei, e agora querem tirar-me a vida. 15O Senhor disse-lhe: Retoma o caminho do deserto, na direção de Damasco. Ali chegando, ungirás Hazael como rei da Síria, 16Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar. - Palavra do Senhor.
(27/26)

R. Senhor, é vossa face que eu procuro!
1. Escutai, Senhor, a voz de minha oração, tende piedade de mim e ouvi-me.Fala-vos meu coração, minha face vos busca; a vossa face, ó Senhor, eu a procuro. - R.
2. Não escondais de mim vosso semblante, não afasteis com ira o vosso servo. Vós sois o meu amparo, não me rejeiteis. Nem me abandoneis, ó Deus, meu Salvador. - R.
3. Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos vivos!Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor! - R.
Evangelho: Mt 5, 27-32
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. 28Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração. 29Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena. 30E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena. 31Foi também dito: Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. 32Eu, porém, vos digo: todo aquele que rejeita sua mulher, a faz tornar-se adúltera, a não ser que se trate de matrimônio falso; e todo aquele que desposa uma mulher rejeitada comete um adultério. - Palavra da Salvação.


(FONTE: Disponível em: <http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2006&data=16-06>. Acesso em: 16 jun. 2006.)

Friday, June 09, 2006

Sexta-feira, 09 de Junho de 2006.

1° Leitura: 2 Tm 3, 10-17


Leitura da segunda carta de São Paulo a Timóteo - Caríssimo, 10tu te aplicaste a seguir-me de perto na minha doutrina, no meu modo de vida, nos meus planos, na minha fé, na minha paciência, na minha caridade, na minha constância, 11nas minhas perseguições, nas provações que me sobrevieram em Antioquia, em Icônio, em Listra. Que perseguições tive que sofrer! E de todas me livrou o Senhor. 12Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição. 13Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, sedutores e seduzidos. 14Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. 15E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. 17Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra. - Palavra do Senhor.


Salmos: (119/118)


R. Os que amam vossa lei têm grande paz!1. Apesar do número dos que me perseguem e oprimem, não me aparto em nada de vossos preceitos. - R.2. O sumário da vossa palavra é a verdade, eternos são os decretos de vossa justiça. - R.3. Perseguem-me sem razão os poderosos; meu coração só reverencia vossas palavras. - R.4. Grande paz têm aqueles que amam vossa lei: não há para eles nada que os perturbe. - R.5. Espero, Senhor, o vosso auxílio, e cumpro os vossos mandamentos. - R.6. Guardo os vossos preceitos e as vossas ordens, porque ante vossos olhos está minha vida inteira. - R.


Evangelho: Mc 12, 35-37


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 35Jesus continuava a ensinar no templo e propôs esta questão: Como dizem os escribas que Cristo é o filho de Davi? 36Pois o mesmo Davi diz, inspirado pelo Espírito Santo: Disse o Senhor a meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos sob os teus pés (Sal 109,1). 37Ora, se o próprio Davi o chama Senhor, como então é ele seu filho? E a grande multidão ouvia-o com satisfação. - Palavra da Salvação.



(FONTE: Disponível em: <http://www.catolicanet.com.br/>. Acesso em: 09 de jun. 2006.).

Thursday, June 08, 2006

Quinta-feira, 08 de Junho de 2006.

1° Leitura: 2 Tm 2, 8-15
Leitura da segunda carta de São Paulo a Timóteo - Caríssimo, 8lembra-te de Jesus Cristo, saído da estirpe de Davi e ressuscitado dos mortos, segundo o meu Evangelho, 9 pelo qual estou sofrendo até as cadeias como um malfeitor. Mas a palavra de Deus, esta não se deixa acorrentar. 10Pelo que tudo suporto por amor dos escolhidos, para que também eles consigam a salvação em Jesus Cristo, com a glória eterna. 11 Eis uma verdade absolutamente certa: 12Se soubermos perseverar, 13Se, porém, o renegarmos, 14Lembra-lhes estas coisas e conjura-os, por Deus, a evitarem discussões de palavras, que só servem para a perdição dos ouvintes. 15Empenha-te em te apresentares diante de Deus como homem digno de aprovação, operário que não tem de que se envergonhar, íntegro distribuidor da palavra da verdade. - Palavra do Senhor.
Salmos: (25/24)
R. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos! 1. Senhor, mostrai-me os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.Dirigi-me na vossa verdade e ensinai-me, porque sois o Deus de minha salvação e em vós eu espero sempre. - R.2. O Senhor é bom e reto, por isso reconduz os extraviados ao caminho reto.Dirige os humildes na justiça, e lhes ensina a sua via. - R.3. Todos os caminhos do Senhor são graça e fidelidade, para aqueles que guardam sua aliança e seus preceitos. - R.4. O Senhor se torna íntimo dos que o temem, e lhes manifesta a sua aliança. - R.
Evangelho: Mc 12, 28-34
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 28um mewstre da lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? 29Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; 30amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. 31Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe. 32Disse-lhe o escriba: Perfeitamente, Mestre, disseste bem que Deus é um só e que não há outro além dele. 33E amá-lo de todo o coração, de todo o pensamento, de toda a alma e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios. 34Vendo Jesus que ele falara sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do Reino de Deus. E já ninguém ousava fazer-lhe perguntas. - Palavra da Salvação.


(FONTE: Disponível em: <http://www.catolicanet.com.br/>. Acesso em: 08 jun. 2006.).

Wednesday, June 07, 2006

Quarta-feira, 07 de Junho de 2006.

1° Leitura: 2 Tm 1, 1-3.6-12
Início da segunda carta de São Paulo a Timóteo - 1Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus para anunciar a promessa da vida que está em Jesus Cristo, 2a Timóteo, filho caríssimo: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus, a quem sirvo com pureza de consciência, tal como aprendi de meus pais, e me lembro de ti sem cessar nas minhas orações, de noite e de dia. 6Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria. 8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. 9Deus nos salvou e chamou para a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio, da graça que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus, 10e agora nos manifestou mediante a aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, que destruiu a morte e suscitou a vida e a imortalidade, pelo Evangelho, 11do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre entre os gentios. 12É este o motivo por que estou sofrendo assim. Mas não me queixo, não. Sei em quem pus minha confiança, e estou certo de que é capaz de guardar aquilo que me foi confiado até o grande dia. - Palavra do Senhor.
Salmos: (123/122)
R. Ó Senhor, para vós eu levanto meus olhos.
1. Levanto os olhos para vós, que habitais nos céus.Como os olhos dos servos estão fixos nas mãos de seus senhores. - R.
2. Como os olhos das servas estão fixos nas mãos de suas senhoras, assim nossos olhos estão voltados para o Senhor, nosso Deus, esperando que ele tenha piedade de nós. - R.
Evangelho: Mc 12, 18-27
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 18vieram ter com Jesus os saduceus, que afirmam não haver ressurreição, e perguntaram-lhe: 19 Mestre, Moisés prescreveu-nos: Se morrer o irmão de alguém, e deixar mulher sem filhos, seu irmão despo-se a viúva e suscite posteridade a seu irmão. 20Ora, havia sete irmãos; o primeiro casou e morreu sem deixar descendência. 21Então o segundo desposou a viúva, e morreu sem deixar posteridade. Do mesmo modo o terceiro. 22E assim tomaram-na os sete, e não deixaram filhos. Por último, morreu também a mulher. 23Na ressurreição, a quem destes pertencerá a mulher? Pois os sete a tiveram por mulher. 24Jesus respondeu-lhes: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus. 25Na ressurreição dos mortos, os homens não tomarão mulheres, nem as mulheres, maridos, mas serão como os anjos nos céus. 26Mas quanto à ressurreição dos mortos, não lestes no livro de Moisés como Deus lhe falou da sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó? 27Ele não é Deus de mortos, senão de vivos. Portanto, estais muito errados. - Palavra da Salvação.


(FONTE: Disponível em: <http://www.catolicanet.com.br/>. Acesso em: 07 jun. 2006.).

Tuesday, June 06, 2006

Terça-feira, 06 de Junho de 2006.

1° Leitura: 2 Pd 3, 12-15.17-18
Leitura da segunda carta de São Pedro - Caríssimos, 12esperais com anseio o dia de Deus, esse dia em que se hão de dissolver os céus inflamados e se hão de fundir os elementos abrasados! 13Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça. 14Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz. 15Reconhecei que a longa paciência de nosso Senhor vos é salutar, como também vosso caríssimo irmão Paulo vos escreveu, segundo o dom de sabedoria que lhe foi dado. 17Vós, pois, caríssimos, advertidos de antemão, tomai cuidado para que não caiais da vossa firmeza, levados pelo erro destes homens ímpios. 18Mas crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele a glória agora e eternamente. - Palavra do Senhor.
Salmos: (90/89)
R. Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós!1. Antes que se formassem as montanhas, a terra e o universo, desde toda a eternidade vós sois Deus. - R.2. Reduzis o homem à poeira, e dizeis: Filhos dos homens, retornai ao pó,porque mil anos, diante de vós, são como o dia de ontem que já passou, como uma só vigília da noite. - R.3. Setenta anos é o total de nossa vida, os mais fortes chegam aos oitenta. A maior parte deles, sofrimento e vaidade, porque o tempo passa depressa e desaparecemos. - R.4. Cumulai-vos desde a manhã com as vossas misericórdias, para exultarmos alegres em toda a nossa vida. - R.5. Manifestai vossa obra aos vossos servidores, e a vossa glória aos seus filhos. - R.
Evangelho: Mc 12, 13-17
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 13as autoridades enviaram alguns fariseus e herodianos, para que apanhassem Jesus em alguma palavra. 14Aproximaram-se dele e disseram-lhe: Mestre, sabemos que és sincero e que não lisonjeias a ninguém; porque não olhas para as aparências dos homens, mas ensinas o caminho de Deus segundo a verdade. É permitido que se pague o imposto a César ou não? Devemos ou não pagá-lo? 15Conhecendo-lhes a hipocrisia, respondeu-lhes Jesus: Por que me quereis armar um laço? Mostrai-me um denário. 16Apresentaram-lho. E ele perguntou-lhes: De quem é esta imagem e a inscrição? De César, responderam-lhe. 17Jesus então lhes replicou. Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E admiravam-se dele. - Palavra da Salvação.


(FONTE: Disponível em: <http://www.catolicanet.com.br/>. Acesso em: 06 jun. 2006.)